Que documentos deve o motorista e o seu ajudante possuir num automóvel pesado com tacógrafo?

O motorista deve registar a sua atividade no tacógrafo, seja ele analógico ou digital, nos termos do Regulamento n.º 561/2006 e do Regulamento n.º 165/2014.

Deve ainda estar em condições de apresentar às autoridades de competência fiscalizadora, o dia em curso e 28 dias anteriores.

O ajudante deve registar a sua atividade em livrete individual de controlo, nos termos do Decreto-Lei n.º 237/2007 e da Portaria n.º 983/2007.

Deve ainda estar em condições de apresentar às autoridades de competência fiscalizadora a semana em curso e 15 dias anteriores.

Pode consultar toda a legislação atualizada no site do Grupo SD (tacografos.gruposd.pt)

Marco Neves

Especialista em Gestão de Tempos de Condução e Repouso – Tacógrafos e Livrete Individual de Controlo
Formador de Segurança Rodoviária
Conselheiro de Segurança

1 Comment

  1. ana paula

    Boa tarde Sr. Marco,
    Sou funcionária na empresa Chapabus (um dos colegas já assistiu a uma palestra com o sr. em Fátima), tenho o livro de tacógrafos de sua autoria.
    Como faço o controlo da folhas diárias dos motoristas, vão sempre surgindo algumas dúvidas em relação aos tempos de descanso, nesse sentido venho assim pedir a sua colaboração.

    Ex: Tenho um motorista que não conduziu no dia 15.04.2018, no entanto no dia 16.04.2018 colocou o cartão à 00.00hrs na empresa para abastecer e retirou 00:56hrs, voltou a colocar às 07:15hrs no mesmo dia,apenas para tirar do parque, a minha pergunta (dúvida) é se entre o intervalo 00.56 e 07.15 (posição cama) existe anomalia?
    Muito obrigada
    Ana Paula

    Reply

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *