O que é realmente a Linguagem Corporal?

“Saber ler Linguagem Corporal é como aproximar-se de uma leitura de pensamentos”
A linguagem corporal foi uma das primeiras formas de comunicar do ser humano e partilhamos esta forma de comunicação com alguns animais desde a pré-história.

“Uma imagem vale mais que mil palavras “ Confúcio

Nos dias de hoje a linguagem corporal continua a ser a forma mais importante de comunicar e avaliar todo aquele com quem interagimos e que nos rodeia, e ainda é a mais forte e mais expressiva maneira como nós humanos transmitimos e percebemos as nossas mensagens.

Serão as palavras o mais importante numa conversa?
Expressões faciais, os gestos, o tom de voz, velocidade, ritmo, volume e o conjunto de movimentos que fazemos transmitem de uma forma clara e verdadeira a mensagem, muito mais do que as palavras, como nos dizem os estudos efetuados ao longo dos tempos, começando por Albert Mehrabian, pioneiro em pesquisas sobre linguagem corporal, que nos diz que uma mensagem na comunicação entre as pessoas frente-a-frente é transmitida na seguinte proporção.

7% – Verbal (somente as palavras), 38% – Vocal (incluindo tom de voz, velocidade, ritmo e volume) 55% – Não-verbal (incluindo gestos, expressões faciais, postura). Mais tarde o antropólogo Ray Birdwhistel, outro pioneiro no estudo da comunicação não-verbal descobriu que as palavras correspondiam pelo menos a 35% da mensagem transmitida entre as pessoas frente-a-frente e o não-verbal seria de 65% da comunicação, isto porque recebemos as mensagens através dos nossos sentidos na medida de 87% através dos olhos, 9% dos ouvidos e 4% dos outros sentidos.

O estudo da linguagem corporal não é uma ciência exata, foca-se no estudo da nossa comunicação não-verbal, analisando as expressões faciais, gestos, tom de voz, velocidade, volume, conjunto de movimentos e posturas, decifrando-os da forma mais exata e descodificando os possíveis significados de cada um desses sinais não-verbais. A linguagem não-verbal é utilizada desde há muito tempo pelos nossos antepassados e todos os estudos concluem que é a maior responsável pela transmissão das nossas mensagens e a sua interpretação por parte do recetor.

Todos nascemos a saber identificar algumas expressões faciais, gestos e posturas de uma forma subconsciente, também estamos constantemente a aprender novas expressões, gestos e os significados, como forma de nos protegermos durante toda a vida. Sendo assim tão importante para a nossa proteção e sucesso porque é que a maior parte das mensagens transmitidas pela Linguagem Corporal passam despercebida aos nossos olhos?

Qual a importância da Linguagem Corporal nas nossas vidas?
A linguagem não-verbal é importante porque é utilizada há milhões de anos e está relacionada principalmente com o nosso sistema límbico, segunda estrutura mais primitiva do cérebro e com o nosso sistema reptiliano, a estrutura mais antiga do cérebro, enquanto a linguagem verbal só surgiu há 40.000 anos e a escrita há 4.000 anos. Estas só foram possíveis através do desenvolvimento da complexa estrutura cerebral denominada de neocórtex. Os seres humanos podem, conscientemente, escolher as palavras, criar projeções, fazer previsões e até mentir, mas para isso utilizam sobretudo o neocórtex.

A nossa linguagem corporal inconsciente é muito controlada pelo sistema límbico que é a parte do cérebro responsável pelos nossos sentimentos, enviando impulsos elétricos para todo o corpo, de modo a gerar as expressões e movimentos que, na maior parte das vezes, nem nos damos conta desses mesmo movimentos e por fim o sistema reptiliano, a parte mais primitiva do cérebro, controla as nossas funções corporais e regula as nossas necessidades de sobrevivência, como o bater do coração, respiração, digestão e reprodução. Esta parte também tem a sua quota-parte de responsabilidade na nossa linguagem não-verbal. Por esta razão a linguagem corporal torna-se mais importante, fiável e credível.

Quais são os benefícios de saber linguagem corporal?
Todos os sinais que emitidos de uma forma não-verbal, de forma consciente, ou inconscientemente revelam o que estamos a sentir, quais as nossas intenções ou ações seguintes.

Ter conhecimento sobre estes sinais, como os interpretar e otimizar, são os maiores responsáveis pelo nosso sucesso tanto na nossa vida profissional, como na vida pessoal. A linguagem corporal é um dos fatores mais importantes para decidir os que são escolhidos, têm melhores empregos, melhores relações, melhores promoções, melhores resultados, logo, melhor vida.

Saber linguagem corporal é uma das maiores vantagens na nossa comunicação do dia-a-dia, conhecer e potenciar a linguagem corporal é como possuir superpoderes. No entanto não garante o sucesso, mas eleva a nossa comunicação a patamares muito mais elevados e pode tornarnos especiais, este é o poder da linguagem corporal!

Alexandre Monteiro
Especialista em Decifrar Pessoas

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *