Coaching – Liderança nas Organizações

Os estilos e tipos de liderança constituem assunto de debate e estudo, quase permanente, por parte das organizações sem que muitas vezes o resultado seja o mais condizente com as necessidades das mesmas.

Conforme o estilo de liderança predominante existe uma variação na forma como se administra a organização. Os líderes que não consultam a sua equipa e que apresentam dificuldades em comunicar, adotam um estilo de liderança mais autoritário e/ou coercivo, enquanto os líderes com bom relacionamento interpessoal tendem a participar e englobar outros elementos nas decisões mais relevantes.

Discute-se a respeito do que um líder deve fazer, esquecendo-se de refletir sobre o que um líder deve ser. Hoje em dia é necessário – prioritário – ter em consideração a personalidade, o caráter e as caraterísticas intrínsecas da pessoa (líder), não analisando somente as ações e as atitudes nas tomadas de decisão.

Constata-se, nos novos tempos, que o sucesso de uma organização depende mais dos fatores humanos do que dos fatores técnico-operacionais.

Aos novos líderes exige-se uma maior flexibilidade. É necessário repensar o conceito de liderança para adequar as expectativas ao contexto atual. Trata-se, afinal, de uma revolução de conceitos e de comportamentos. O líder terá que fazer uso da sua inteligência emocional como nunca, e, assim sendo, deve olhar o liderado como uma pessoa e ajudá-lo a, não somente conquistar os seus resultados profissionais como também os pessoais.

Dentro desse conceito nasce um novo estilo de liderança – o líder coach.

No exercício do papel de coach, o líder constrói as bases para o desenvolvimento sustentado da organização, tendo consciência que o crescimento da mesma não depende apenas das suas conquistas individuais. Investe no desenvolvimento dos seus liderados, comprometendo-se a apoiálos, pois sabe que esta é a via que permite melhorar a qualidade, a produtividade e o desempenho, a caminho do sucesso.

Grandes líderes e organizações de sucesso vêm o desenvolvimento contínuo das suas equipas como um objetivo a ser constantemente perseguido. Para eles, o foco não está apenas nos resultados a curto prazo, mas no desenvolvimento sustentável, que exige visão de médio e longo prazo e investimento na aprendizagem dos seus colaboradores. Uma cultura voltada para o desenvolvimento das pessoas!

Como a organização desenvolve o seu pessoal?
Criando programas e disponibilizando formações orientadas para a melhoria das capacidades dos mesmos?
Sim, em grande parte sim. Porém, grande parte da aprendizagem a nível profissional e pessoal, dá-se no próprio contexto de trabalho, por meio de práticas e iniciativas do líder, no exercício de seu papel de coach.

Tanto nas organizações empresariais como nas desportivas, o papel do COACH é semelhante.

Define estratégias; alinha recursos; orienta processos de trabalho; passa os estímulos motivacionais mais adequados à situação e ao contexto; promove a autonomia e responsabilidade; aposta no desenvolvimento de novas capacidades, no crescimento sustentado e na melhoria contínua das pessoas, desenvolvendo cada indivíduo para assim formar uma equipa de alto desempenho.

António Fidalgo

Certificação Internacional em Sports Coaching
Practitioner PNL
Treinador Nível IV UEFA Pro
Comentador Desportivo RTP e RR

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *